Entenda por que a panela interfere no tempo de cozimento!

Todo chef de cozinha que se preze, mesmo que seja amador, tem a sua panela favorita, não é mesmo? Por isso, engana-se quem pensa que as panelas são todas iguais e que não influenciam no resultado do prato.
Na verdade, o tipo de panela interfere no tempo de cozimento dos alimentos, e isso pode influenciar também na qualidade final da refeição.
Se você tem dúvidas sobre o assunto e quer entender melhor como a panela funciona, continue a leitura deste post!
Qual é o material ideal para cada tempo de cozimento?
No mercado, há uma grande variedade de panelas fabricadas com diversos tipos de materiais: alumínio, cerâmica, ferro, vidro, inox e, até mesmo, as artesanais feitas de pedra sabão ou de barro.
Cada um desses elementos interfere de maneira diferente no tempo do cozimento, devido ao seu potencial de condução de calor.
Enquanto as panelas de barro e pedra sabão demoram mais para ficarem aquecidas, elas podem reter o calor por mais tempo. Já as panelas de inox suportam altas temperaturas e aquecem mais rapidamente, agilizando preparos.
Se você quer escolher o melhor tipo de panela para os seus preparos, confira, a seguir, qual material é ideal para preparações de cozimento curto, médio e longo.
Preparos rápidos, cozimento curto
Se você está em busca de um cozimento acelerado para ganhar tempo após um dia de trabalho cansativo, as panelas de inox serão as suas maiores aliadas. Isso porque esse material é um excelente condutor térmico, tornando o preparo mais rápido.
Ela é ideal para preparar grelhados, cozidos, massas e caldos. Apenas tome cuidado para não se distrair e deixar a comida queimar!
Preparos médios, médio tempo de cozimento
A panela de alumínio é uma das melhores opções para cozinhar e cumpre bem a função do preparo de alimentos que necessitam de um tempo médio de cozimento, como frituras por imersão, doces e sobremesas.
Esse material ajuda o calor a ser distribuído uniformemente por toda a panela, sendo ideais para refeições de preparo menos demorado.
Preparos longos, cozimento demorado
Sabe aquele almoço de domingo, quando você tem mais tempo livre para cozinhar e deseja preparar uma refeição mais elaborada?
Esse é o dia de tirar as panelas de barro, de ferro fundido e de pedra para jogo. Esses materiais têm a qualidade de conservar o calor por mais tempo, por isso, são ideais para o preparo de moquecas, ensopados e feijoadas.
Quais são os cuidados de conservação para cada tipo de panela?
Cada um desses materiais requer cuidados específicos para melhorar o aproveitamento e a conservação das panelas.
As panelas de alumínio, por exemplo, são mais fáceis de lavar. Entretanto, deve-se evitar produtos que arranham a sua superfície, preferindo utensílios de silicone.
Isso porque, ao ter a sua superfície raspada, partículas de alumínio podem ser liberadas em meio aos alimentos, sendo prejudicial à saúde.
Como vimos, o material da panela interfere no tempo de cozimento devido à capacidade de condução de calor. Se você deseja reunir praticidade e sabor em um único utensílio, para preparar refeições mais saborosas na sua casa, vale a pena investir em uma panela Wok Grill. Com ela, você tem versatilidade na sua cozinha e o melhor acabamento para os seus preparos.
Gostou das nossas dicas para preparar alimentos mais saborosos e de forma mais prática? Então, compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais!