Risoto básico
Os segredos do risoto
Nem só de massas e pizza vivem os italianos! Uma das grandes estrelas da culinária italiana é o risoto, uma iguaria que admite inúmeras variações e pode servir de entrada, acompanhamento ou mesmo prato principal.
O risoto, que significa “pequeno arroz”, foi criado no norte da Itália, mais precisamente na Lombardia, no século XI. Segundo historiadores, o prato surgiu quando os árabes levaram para a região o grão de arroz usado para fazer o risoto.
E por falar em grão de arroz, não é qualquer arroz que pode ser usado para fazer o prato. Para a produção do risoto, é necessário usar um arroz especial, mais rico em amido do que os grãos comuns. Entre os tipos de arroz ideais para o preparo do risoto podemos destacar o arbóreo e o canaroli.
O arbóreo é mais fácil de ser achado no mercado. Seus grãos são maiores, é mais barato e fica perfeito com risotos que levam carnes. Já o canaroli, arroz favorito dos italianos, possui mais amido, demora mais tempo para cozinhar e fica mais cremoso.
Outros segredinhos do risoto:
- O líquido usado e o arroz devem estar sempre fervendo;
- O arroz deve ser mexido constantemente;
- Use manteiga fria e queijo para finalizar e,
- O risoto deve ser servido imediatamente e ainda quente.
Mas agora vamos ao que interessa: a receita básica de risoto da Chef Tânia de Paula. Buon appetito!
Receita
Ingredientes
- 4 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 cebola picada
- 300 gramas de arroz arbóreo ou canaroli
- 100 ml de vinho branco seco
- 1 colher de sopa de caldo concentrado de legumes
- 800 ml de água fervente
- 100 gramas de queijo parmesão ralado
- 2 colheres de sopa de manteiga
- Sal a gosto
Modo de preparo
Aqueça o azeite na Wok Grill, junte a cebola e refogue sem corar.
Adicione o arroz e frite com a cebola, acrescente o vinho e deixe evaporar até secar.
Junte o caldo de legumes e adicione aos poucos a água fervente mexendo sempre para a liberação do amido. Mexa até ficar cremoso e cozido al dente.
Retire do fogo, acerte o sal e adicione do queijo e a manteiga.
Variações
Esta é a receita básica do risoto, a partir dela você pode exercitar sua criatividade e adicionar os ingredientes que mais te agradam: frutos do mar, funghi seco, carnes, legumes, etc.
De qualquer forma, continue acompanhando nosso blog que logo teremos outras receitas de risoto para você preparar na sua Wok Grill.