Saiba como montar tábua de queijos
As noites quentes de verão são uma excelente oportunidade para reunir os amigos e familiares. E para deixar tudo ainda mais gostoso, uma boa ideia é montar uma tábua de queijos.
Por isso, neste nosso novo conteúdo, vamos trazer dicas de como montar tábua de queijos. Você vai descobrir quais são os tipos de queijo mais comuns, suas características, os possíveis acompanhamentos e também a quantidade certa por pessoa. Confira e divirta-se!
Tipos de queijo para a tábua
O ideal é montar uma seleção com sabores e texturas que satisfaçam todos os gostos. Por isso, selecione de 3 a 5 tipos de queijos, como:
- Queijos frescos: minas frescal, ricota, cream cheese.
- Queijos macios: brie, camembert, muçarela, queijo de cabra
- Queijos semi-duros: provolone, gruyere, gouda, cheddar, emmental
- Queijos firmes: grana padano, parmesão,
- Queijos azuis: stilton, gorgonzola, roquefort.
Quantidades por pessoa
A quantidade de queijos necessária por pessoa irá variar de acordo com a ocasião, da seguinte maneira:
- Como prato principal: 170g/pessoa
- Como entrada: 110g/pessoa
- No happy hour: 90g/pessoa
- Como aperitivo: 60gr/pessoa
Sugestões de acompanhamentos para a sua tábua de queijos
Engana-se quem pensa que só existem queijos em uma tábua de queijos, é preciso acrescentarmos alguns acompanhamentos que vão complementar sua experiência gastronômica, tais como:
Pães
Eles ajudam a limpar o paladar entre um queijo e outro.
Invista nos pães artesanais, especialmente com cascas duras e interior macio, como o italiano e a ciabatta. Pães mais escuros, com um sabor intenso, como o australiano, também são recomendados.
Além disso, podemos citar o pão de trigo caseiro, centeio, com passas, com sementes e até com ervas aromáticas.
Frutas
Entre as frutas frescas, vale apostar na uva (refresca) e maçã (para limpar o paladar na degustação), frutas vermelhas (clássica harmonização para o brie) e pera (para acompanhar os queijos azuis).
Já quando o assunto são as frutas desidratadas, damascos secos, ameixas, tâmaras e passa de uva são deliciosos e vão bem com quase todos os tipos de queijos.
Nuts
Invista em um mix com nozes, castanhas, amêndoas e avelãs.
Embutidos
Presunto cru e salames de tipos variados são também elementos obrigatórios.
Outros acompanhamentos
Geleia de frutas vermelhas, azeitonas, tomates secos, bolachas ricas em grãos e saborizadas e tudo mais que seus amigos gostarem.
Dicas de como montar tábua de queijos
- Uma boa tábua deve combinar com o cenário e ser firme para os cortes.
- As preferidas são as tábuas de madeira, pelo ar rústico e pela durabilidade, mas tábusas de ardósia ou granito também são perfeitas.
- O formato você decide: a tábua pode ser redonda, quadrada ou retangular.
- Estimule seus convidados a fazer a degustação seguindo uma ordem crescente de complexidade. Para isso, organize os queijos dos mais suaves para os mais fortes, e dos macios para os mais duros.
- Nas tábuas redondas, o ideal é distribuir os queijos próximo às bordas, em sentido horário. Já nas tábuas quadradas e retangulares, coloque os queijos da esquerda para a direita
- Acrescente os acompanhamentos ao redor dos queijos.
- Procure comprar os queijos o mais próximo possível do dia em que pretende servi-los e, de preferência, prefira uma loja onde você possa degustá-los.
- Retire os queijos da geladeira pelo menos 30 minutos antes de servir para que estejam em temperatura ambiente e, assim, recuperem sua textura e sabor.
- Use e abuse da criatividade, pois não existem regras muito específicas.
Gostou das dicas de como montar tábua de queijos? Então agora confira nosso e-book Harmonize vinhos como um especialista!