Picanha: uma preferência nacional
No Brasil, é só falar em churrasco que a gente pensa logo em uma bela peça de picanha.
Ela é praticamente uma unanimidade, a preferência nacional quando se fala em carne. Então que tal aprender um pouco mais ela?
Curiosidades sobre a picanha
Não se sabe ao certo quem foi a primeira pessoa que resolveu separar a picanha da alcatra, mas o corte só começou a ser usado por aqui nos anos 70.
O mais interessante é que ela não faz sucesso em outros países que também adoram um churrasco, como a Argentina e Estados Unidos.
Sorte nossa que, com o pouco caso deles, não temos nenhuma dificuldade de conseguir a carne no mercado estrangeiro. Afinal, para suprir a demanda do consumo interno o Brasil precisa importá-la da Argentina e da Austrália.
Como escolher
A picanha representa 1% do boi. Ou seja, se ele tem 300 quilos, você irá encontrar no açougue duas peças de 1,5 kg.
A peça possui o formato triangular e é interessante verificar na hora da compra se as duas peças tem mais ou menos o mesmo tamanho. Quanto mais parecida forem, maior a qualidade da carne.
Na parte de cima, você encontrará uma camada de gordura, mas o lado de baixo tem que estar limpo.
Ela é bem macia graças a sua localização na anca do animal, o que faz com que não seja usada para os movimentos. Porém, para que ela não fique dura na hora do preparo, seu corte deve ser perpendicular ao sentido da fibra.
Como preparar a picanha na sua Wok Grill
A picanha pode ir para a Wok Grill fatiada ou inteira. Tempere na hora com sal e lembre-se sempre de colocar a camada de gordura para cima e só no final, virar para fritar a gordura.
O tempo para preparo na Wok Grill de uma peça de cerca de 1 kg, é de 40 a 50 minutos. Já uma fatia de cerca de 250 gramas deve ficar na grelha durante sete minutos de cada lado.
Agora, confira no vídeo abaixo, como o Chef Guga Rocha prepara a picanha na Wok Grill. Ah, e depois não deixe de conferir nossas dicas para um churrasco perfeito.