4 dicas de como fazer peito de frango suculento
Nada como um bom peito de frango suculento, não? Acessível, versátil, pouco calórico, fácil de preparar e a maioria das pessoas adora. Não é à toa que o peito de frango é uma das proteínas preferidas do brasileiro.
A grande vantagem do peito de frango é que o seu preço é muito mais em conta se comparado às demais proteínas de origem animal, como a carne bovina. Além disso, você pode usá-lo no preparo de diversas receitas, que variam desde strogonoffs a lanches fit.
O grande problema é que algumas pessoas não sabem preparar o frango da forma correta. E, dessa forma, a carne acaba ficando ressecada e sem sabor.
Se você quer aprender como fazer peito de frango suculento, este é o lugar certo! A seguir, mostraremos 4 dicas para você acertar a mão no filé de peito de frango e deixar as suas visitas de queixo caído. Confira!
Dicas para um peito de frango suculento
1. Deixe o frango marinando
Essa é uma das técnicas mais conhecidas e também mais utilizadas para garantir a suculência do frango. Muito se engana quem pensa que marinar é uma etapa demorada. Quinze minutos é o suficiente para o frango absorver todo o sabor e o caldo da mistura.
Só tenha um pouco de cuidado com os ingredientes da marinada. Se você planeja deixar o frango descansando na mistura por horas, aconselhamos que você não coloque muito limão. Como acontece no ceviche, ele pode “cozinhar” a carne.
Duas ótimas opções de marinadas são:
- a base de limão, sal, azeite, cebola e pimenta à gosto;
- com vinagre,vinho branco, extrato de tomate e azeite.
2. Prepare uma salmoura
Para quem não é fã de comida muito temperada, a salmoura é a opção perfeita. A vantagem da salmoura é que, além de proporcionar maior umidade para a proteína, essa técnica também faz o sal penetrar profundamente na carne.
É muito fácil preparar a salmoura. Basta adicionar 100g de sal para cada litro de água e deixar o frango descansado por 30 minutos. Por conta da umidade absorvida, o frango não costuma ficar crocante após o preparo. Por isso, essa técnica é mais recomendada quando o frango não for frito por imersão.
3. Sele o peito de frango
Se você gosta de assistir programas culinários, provavelmente já deve ter se deparado com o termo selar. Essa técnica consiste em fritar todos os lados da carne em uma temperatura alta e de forma rápida, para criar uma camada protetora ao redor do filé. Em seguida, o cozimento deve ser feito a uma temperatura menor.
A selagem cria uma camada protetora ao redor da carne que impede que o seu suco seja perdido durante o cozimento, preservando a sua suculência.
E selar carnes é muito fácil. Coloque uma frigideira no fogo e espere até ela ficar bem quente. Feito isso, deixe cada lado do filé de frango fritar por aproximadamente 6 minutos.
4. Deixe o frango descansando no leite
Pode parecer estranho, mas acredite, colocar a carne no leite não deixa a proteína com sabor estranho e garante muita maciez. Os coreanos costumam usar muito a marinada de leite para frango, até mesmo antes de fritar.
Além do leite, também vale a pena acrescentar algumas ervas e pimenta-do-reino à marinada. O sal, por sua vez, deve ser usado somente no final, quando o frango for retirado do leite.
Além das dicas acima, devemos ressaltar que alguns equipamentos de cozinha também ajudam a deixar o peito de frango suculento, como a Wok Grill. Sua tecnologia permite cozinhar a carne sem que ela perca sua umidade. No mais, ela ainda possibilita diferentes preparos, como fritar, assar, selar e desidratar.
Gostou das nossas dicas e ficou interessado em adquirir uma Wok Grill? Então,entre em contato conosco agora mesmo!