Saiba o que é fermento natural e quais são os seus benefícios para a saúde

Quem gosta de cozinhar sabe da importância de buscar novas ideias e processos que podem ajudar a melhorar o sabor dos alimentos, além de contribuírem para uma vida mais saudável. O fermento natural é uma dessas alternativas e traz diversos benefícios para a saúde.
Neste artigo, vamos entender o que é o fermento natural e as vantagens de usá-lo. Além disso, veremos qual é a diferença dele para o comum. Confira!
O que é o fermento natural?
O fermento natural é uma massa fermentada por meio de lactobacilos e leveduras presentes no ambiente e nos grãos do cereal. Ele se caracteriza por um gosto particular, mais cítrico, que não se apresenta em produtos feitos com fermentos comuns.
Além disso, precisa de um tempo de armazenamento maior do que as massas convencionais, por causa do ácido produzido pelos lactobacilos, que impede que outros micro-organismos se manifestem. Desse modo, os produtos alimentícios feitos a partir dele têm uma vida útil mais extensa.
A produção dessa massa envolve a utilização de uma pequena quantidade de farinha e de água que se deixam fermentar num local morno, sem a utilização de outros produtos. Depois disso, é necessário misturar com uma maior quantidade de farinha com o objetivo de finalizar a preparação.
Quais são as vantagens de usá-lo?
A utilização desse produto traz algumas vantagens, inclusive para a saúde. Conheça as principais!
Mais sabor e textura
Os produtos de fermentação natural têm sabores mais complexos e aromas um pouco mais ácidos. Além disso, as texturas são completamente diferentes, pois eles apresentam uma casca mais grossa, muito crocante, e miolo úmido.
Mais saúde
Uma das principais vantagens está relacionada com a saúde. A fermentação é feita de modo mais lento, sendo que esse processo traz alguns benefícios. A lentidão permite que aconteça a “quebra” do glúten, que se transforma em proteínas mais simples, aliviando o trabalho do sistema digestivo.
Ela também aumenta a biodisponibilidade de vitaminas e minerais, fazendo com que os produtos fabricados tenham mais nutrientes do que aqueles feitos de modo tradicional. Além disso, nesses casos, não há adição de conservantes no fermento, tornando o alimento ainda mais nutritivo.
Qual é a diferença entre fermento natural e comum?
As duas alternativas são compostas por uma levedura, que tem por intenção contribuir para o crescimento e a maciez dos alimentos que serão produzidos. No caso da solução natural, a levedura é utilizada em seu estado primário, enquanto, no comum, ela está isolada.
Duas das principais diferenças entre os dois estão no tempo de preparo e no resultado final. O industrializado age com mais velocidade, entretanto, preserva apenas a estrutura básica das massas. Já com o natural, o processo de fermentação é mais lento, além de acontecerem outras reações químicas que resultam em um sabor mais forte e cítrico. De modo geral, ele também apresenta uma textura úmida e muito diferenciada, como dito.
Neste artigo, apresentamos o que é fermento natural e como ele é benéfico para a saúde. A utilização desse produto é uma alternativa interessante para quem busca mais sabor e alimentos saudáveis, portanto, vale a pena aprender como empregá-lo no dia a dia.
Gostou de conhecer mais sobre esse assunto? Então, curta a nossa página no Facebook e receba outras informações relevantes sobre culinária!