Dia dos namorados: conheça alguns alimentos afrodisíacos

Dia dos namorados: conheça alguns alimentos afrodisíacos
5 minutos para ler

Para muitas pessoas, amor e comida andam sempre de mãos dadas. Por isso, não é de se admirar que, em diversas culturas — dos persas até os astecas —, existam alguns alimentos afrodisíacos.

Mas, afinal, você sabe o que significa um alimento ser considerado afrodisíaco? Esse conceito deriva do nome da deusa grega do amor, Afrodite. Portanto, são denominadas afrodisíacas todas as substâncias, os alimentos e as especiarias que contêm propriedades que estimulam o desejo sexual.

Embora muitos alimentos considerados afrodisíacos não tenham propriedades estimulantes confirmadas por estudos científicos, muitas pessoas acreditam no seu efeito.

Se você pretende fazer uma surpresa para o seu companheiro em uma ocasião especial, como no Dia dos Namorados, sugerimos que você invista nos alimentos que listaremos a seguir. Confira!

Chocolate

O chocolate é considerado um sinônimo de amor e paixão, sendo um dos presentes mais tradicionais no Dia dos Namorados.

Mas não é só isso: pesquisas indicam que o chocolate amargo (com 50% a 70% de cacau) contém certos compostos que elevam o humor, que dão aquela acelerada nos batimentos cardíacos e que são responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade. E claro, tudo isso pode ajudar as pessoas a entrarem no clima.

Entre as substâncias liberadas pelo organismo durante o consumo de chocolate amargo, podemos citar a serotonina (substância que causa a sensação de bem-estar e prazer), a feniletilamina (que promove a sensação de atração) e também a teobromina (que ativa o sistema nervoso).

Mel

O mel é um ingrediente importantíssimo tanto para a libido masculina quanto feminina. Nas mulheres, ele é o responsável pela metabolização do hormônio sexual feminino, por conter uma substância chamada boro. Já para os homens, o mel conta com vitaminas essenciais para a produção da testosterona.

A expressão “lua de mel” não foi criada por pura coincidência. Antigamente, para garantir uma experiência sexual prazerosa no dia do casamento, os casais tomavam doses diárias de mel no mês que antecedia a cerimônia.

Morangos

Existe uma lenda que diz que os morangos tiveram origem nas lágrimas de Afrodite, que caíram em forma de coração assim que ela soube da morte do seu amante Adonis. Por isso, a fruta é tão associada ao amor e à paixão.

Assim, nada melhor do que, no Dia dos Namorados, preparar uma deliciosa sobremesa para o seu amor utilizando essa fruta — como uma torta de morango.

Abacate

Alguns dos alimentos afrodisíacos são bastante conhecidos, como é o caso do morango, das ostras e do amendoim. Porém, apesar de ser uma fruta muito consumida no Brasil, poucas pessoas sabem que o abacate tem propriedades afrodisíacas.

O abacate possui altos níveis de ácido fólico, vitamina B9 — que fornece energia para o organismo — e vitamina B6, que ajuda na produção de testosterona. Por isso, ele é considerado um dos alimentos afrodisíacos mais eficazes.

Salmão

salmão é outro conhecido alimento afrodisíaco, já que é rico em ômega-3, substância importante não só para manter o coração saudável, mas para aumentar a libido.

Amendoim

O amendoim é um alimento altamente energético e termogênico, rico em vitamina B3 e niancina. Seu consumo aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos, por isso, também aumenta a circulação do sangue e os batimentos cardíacos.

Para os homens, o amendoim ajuda a melhorar a circulação do sangue nos órgãos genitais. Para as mulheres, ele melhora a lubrificação e a dilatação vaginal. Sendo assim, o amendoim é importantíssimo para apimentar a relação.

Pimenta

O ardor causado pela pimenta já deixa o corpo mais quente, no entanto, os seus efeitos também são capazes de elevar a frequência cardíaca e provocar sudorese, sensações que estão muito presentes durante a relação sexual. Por esses motivos, ela é considerada um afrodisíaco fortíssimo.

Uma maneira muito interessante de usá-la é com chocolates. Essa é uma combinação perfeita entre os dois afrodisíacos — principalmente quando a pessoa não gosta de comidas picantes.

Maca peruana

Apesar de ser um tubérculo pouco conhecido e usado no Brasil, a maca peruana é mundialmente conhecida por seus efeitos afrodisíacos. Além de ser energética, ela também tem efeito estimulante, pois atua nas glândulas e no hipotálamo, aumentando o desejo sexual.

O ginseng ajuda na ereção, mas, assim como outros alimentos afrodisíacos com o mesmo efeito, não cura problemas de disfunção erétil. Se o seu companheiro sofre com esse tipo de problema, procure a ajuda de um médico, pois alimentos afrodisíacos não são remédios, tampouco curam doenças.

Ostra

Tanto o formato da ostra quanto os seus efeitos são afrodisíacos, pois a concha lembra o formato do órgão sexual feminino. Além disso, elas contém zinco, fósforo e iodo, elementos que estão presentes na produção de testosterona.

Agora que você já conhece vários alimentos afrodisíacos, basta incorporar cada um deles a sua rotina para melhorar a sua relação com seu parceiro. Em datas comemorativas, faça um jantar usando vários dos alimentos que citamos acima. Temos certeza de que você vai se surpreender com o resultado!

Achou as dicas deste texto interessante? Gostaria de ler mais artigos sobre gastronomia? Então, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este em sua caixa de e-mail!

Hoje encerramos um ciclo. Mas levamos com a gente o carinho de cada cliente, cada pedido, cada momento que vivemos juntos.
Você também pode gostar