Conheça mais sobre a culinária nordestina!

culinária nordestina
5 minutos para ler

A gastronomia nordestina é muito rica e ocupa, certamente, um papel de destaque na culinária brasileira. Conta com uma forte influência dos colonizadores europeus e dos escravos africanos, além de indígenas brasileiros que contribuem muito com as delícias da região.

O Nordeste é formado pelos estados de Sergipe, Ceará, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Maranhão, Bahia e Piauí. Daí a variedade de ingredientes e pratos saborosíssimos bastante conhecidos, como acarajé, bode guisado, dobradinha, entre tantos outros muito apreciados por aqui e pelos turistas que visitam a região.

Neste artigo, vamos contar um pouco da história da culinária nordestina, seus principais ingredientes e os pratos mais consumidos. Confira!

Qual é a história da gastronomia nordestina?

A culinária nordestina se mistura com a do Brasil de forma geral, já que suas influências são dos colonizadores do país — como é o caso dos portugueses, visto que foi pela costa litorânea nordestina que os navios começaram a ancorar por aqui.

Sendo assim, houve uma certa fusão de costumes culinários portugueses e africanos, já que o trabalho escravo africano foi introduzido no país pelos colonizadores.

Diante disso, conclui-se que as principais influências gastronômicas no nordeste vieram dos portugueses, dos africanos no período da escravidão e dos indígenas nativos da região.

Quais são os principais ingredientes da comida nordestina?

Não há como deixar de falar que a culinária nordestina é marcada por temperos fortes e marcantes. A pimenta, por exemplo, é muito consumida no local, principalmente na Bahia.

Além disso, seus pratos contam com um forte teor calórico, devido à influência dos vaqueiros da região que precisavam de alimentos com sustança.

O preparo de alguns pratos conta com ingredientes comuns devido à oferta em cada estado da região — logicamente, uma panela multifuncional ajuda muito!

Vamos aos mais consumidos!

Bahia

O azeite de dendê, os frutos do mar e as pimentas são os ingredientes que estão mais em evidência na região.

Piauí

Os doces são os carros-chefe da culinária da região, como as compotas de frutas. Isso porque o plantio de cana-de-açúcar é forte no local.

Maranhão

Carne bovina e frutos do mar se evidenciam com receitas de arrasar, como o conhecido arroz de cuxá e o famoso mocotó.

Rio Grande do Norte

A melhor carne de sol é a encontrada na região, sempre muito bem acompanhada pela macaxeira cozida e a manteiga de garrafa.

Paraíba

A Paraíba também se destaca pela carne de sol. O seu preparo no estado ganha um sabor bem especial, além de uma maciez característica. Isso ocorre porque a carne é amaciada no leite.

Pernambuco

Em Pernambuco, não podemos deixar de citar o sarapatel, a buchada, a cartola e o bolo de rolo, entre outras delícias gastronômicas do local.

Alagoas

Os frutos do mar são a sensação, em que o sururu de capote é a atração principal!

Ceará

Camarões, lagostas, caranguejos e siris são os ingredientes mais consumidos e muito apreciados na região.

Sergipe

Lá, você encontra praticamente tudo, inclusive o milho — usado para a pamonha deliciosa e os sequilhos. Os frutos do mar com as caranguejadas são forte atração em Sergipe, e a famosa carne de sol com jerimum (ou abóbora, para quem não tem intimidade como o termo) é uma delícia!

Quais são os pratos mais apetitosos da culinária nordestina?

Algumas iguarias da região nordestina não poderiam ficar de fora de nossa relação. Afinal, são muitas opções!

No entanto, algumas delas têm uma referência maior à tradição gastronômica dessa região, com tantos costumes e gostosuras peculiares do Brasil.

Veja os nossos selecionados!

Bode Guisado

Apesar de ser discriminado pelo odor característico do ingrediente, tudo depende da forma como ele é preparado — mas existe uma forma muito fácil de eliminar de vez esse cheiro. 

Ingredientes

  • 1 kg de carne de bode;
  • 2 tomates picados;
  • 2 cebolas picadas;
  • 1 pimentão picado;
  • 1/2 xícara (chá) de coentro picado;
  • 3 colheres (sopa) de óleo;
  • 1/2 colher (sopa) de colorau;
  • 3 colheres (sopa) de vinagre;
  • 1/2 xícara (chá) de molho de tomate;
  • 1 litro de caldo de carne;
  • cominho e sal a gosto.

Modo de Preparo

Faça a limpeza da carne e retire as peles. Depois, corte em pedaços e lave bem. Cozinhe em panela de pressão com os demais ingredientes — mas antes, refogue bem! Adicione o caldo até cobrir a carne.

Espere cozinhar na pressão por 20 minutos, e pronto: é só saborear!

Sarapatel

Apesar de muitos confundirem sarapatel com buchado, são pratos distintos. A principal diferença entre os dois são os ingredientes — o sarapatel é feito com vísceras de porco, sendo servido com farinha de mandioca e arroz branco.

Ingredientes

  • 1 kg de sarapatel;
  • 2 cebolas;
  • 1 pimentão;
  • 1 colher (sopa) de massa de mandioca;
  • 5 pimentas-de-cheiro;
  • 5 dentes de alho;
  • 1 litro de água saborizada;
  • 1 ramo de coentro;
  • pimenta e cominho a gosto.

Modo de Preparo

Corte o sarapatel em pedaços pequenos e leve ao fogo até ferver, descartando a primeira água. Depois, corte os legumes e coloque-os sobre o sarapatel com o fogo desligado. Reserve por algum tempo até que pegue o sabor dos temperos.

Aqueça o óleo, doure o alho, e coloque o colorau e o restante dos temperos. Deixe ferver e mantenha a panela fechada até finalizar o prato.

Finalize adicionando o coentro e sirva com arroz, vinagrete e farofa.

Como você conferiu neste conteúdo, a culinária nordestina é muita rica, permitindo que possamos degustar dessas iguarias gastronômicas deliciosas. Todas as receitas podem ser feitas na Wok Grill, garantindo que os preparos sejam bem mais simples.

Gostou deste post? Deixe, então, seus comentários sobre outras delícias oriundas do Nordeste brasileiro!

Hoje encerramos um ciclo. Mas levamos com a gente o carinho de cada cliente, cada pedido, cada momento que vivemos juntos.
Você também pode gostar