Carne suculenta e macia: veja os fatores de impacto e como prepará-la!
A maciez e a suculência são as características que mais influenciam na aceitação da carne por parte dos consumidores. Só quem já teve o desprazer de provar um bife que, como dizem popularmente, mais parecia uma sola de sapato sabe como o preparo da carne é importante para o seu resultado.
No entanto, existem outros fatores que influenciam na maciez da carne. Tudo o que aconteceu com o animal durante a sua cadeia produtiva, desde a sua alimentação até o local onde ele foi criado, interfere diretamente na qualidade do produto.
A seguir, falaremos mais detalhadamente sobre esses fatores e mostraremos qual é a maneira correta de se preparar uma carne suculenta. Quer saber mais? Então, acompanhe a leitura!
Quantidade de gordura
Se você é apaixonado por churrasco, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre os cortes marmorizados. O que garante o aspecto de mármore na carne são as camadas de gordura intramusculares.
O marmoreio é a infiltração de gordura no tecido muscular, e isto pode conferir sabor e maciez à peça. Um dos cortes marmorizados mais apreciados é o contrafilé, na parte da bisteca, também conhecido pelo nome de bife ancho. Outro corte muito apreciado do contrafilé é o chorizo. Igualmente macios e suculentos, temos o miolo da alcatra, a picanha, a maminha e a fraldinha, muito utilizados no preparo de churrascos.
Esses cortes menos fibrosos e, portanto, mais macios, com gorduras entremeadas ou envolvendo a peça, merecem ser preparadas em temperaturas elevadas, em torno de 250 graus. Com isso, você sela a superfície externa, evitando a perda dos líquidos internos, mantendo a suculência e o sabor.
Presença de fibras
Alguns cortes são mais fibrosos e podem também possuir boa quantidade de gordura entremeada, como a costela e o cupim. As fibras garantem a firmeza da carne, mas com o preparo com técnicas adequadas, proporciona um resultado de maciez, além do sabor incrível.
A boa notícia é que existem truques que garantem a maciez de cortes fibrosos, como o cozimento em baixas temperaturas e com a presença constante de umidade. Preparar esses cortes lentamente no forno, embrulhados em sacos próprios para assar e em contato com os líquidos da marinada ou com os líquidos soltos da carne, ricos em sabor, ajuda a abrandar as fibras durante o cozimento e o resultado é digno de aplausos.
Modo de preparo
Por último, mas não menos importante: precisamos falar sobre o preparo da carne.
O segredo é saber qual é o preparo mais indicado para cada tipo de corte e contar com as ferramentas certas na sua casa. Com a Wok Grill, por exemplo, você pode preparar carnes de diversas maneiras, pois essa ferramenta poderosa substitui vários equipamentos, como churrasqueira, forno elétrico, fritadeira, forno convencional, micro-ondas e torradeira.
Com este multifuncional você poderá preparar em sua casa todos os cortes de carne, utilizando as diferentes e adequadas técnicas de preparo, sem fumaça e sem sujeira.
Como você pôde perceber ao longo do texto, existem muitos fatores que influenciam na qualidade da carne. Se você está cansado de comer bifes duros e quer preparar uma bela peça de carne suculenta, considere todas essas informações.
Gostou das nossas dicas? Ficou interessado em adquirir uma Wok Grill para preparar carnes e outros pratos? Então, entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre esse equipamento!