Como evitar que a carne do espetinho fique ressecada?
O brasileiro, de maneira geral, ama churrasco. No entanto, deparar-se com a carne ressecada em um espetinho não costuma ser uma experiência muito agradável, já que o alimento perde a sua maciez.
Para evitar que isso ocorra, existem alguns cuidados que podem ser adotados antes, durante e até mesmo depois do preparo. Afinal, carne suculenta é sinônimo de pessoas satisfeitas com a refeição.
Pensando em ajudar você a preparar o espetinho perfeito, preparamos este post com algumas dicas relevantes para que a carne não fique ressecada. Continue a leitura agora mesmo e confira quais são elas!
Escolha carnes de qualidade
Apesar de ser possível que tanto carnes de primeira quanto de segunda ressequem, a verdade é que aquelas de melhor qualidade costumam ser mais macias e têm uma textura melhor — o que costuma favorecer o churrasco.
É válido testar algumas carnes melhores para obter um espetinho mais suculento e macio. Em geral, as peças inteiras, como a alcatra, costumam ser boas opções.
Se você preferir os cortes com mais gordura, uma dica é mantê-la virada para cima, a fim de que ela penetre na carne e torne o tecido mais macio durante a cocção.
Tenha cuidado com o descongelamento
A carne em temperatura ambiente fica muito mais macia, uma vez que quando ela passa pelos processos de descongelamento e congelamento de maneira incorreta, ocorre a perda de líquidos que costuma gerar o ressecamento.
Por isso, para a carne vermelha manter a suculência, é necessário adotar algumas medidas no momento de descongelá-la. O congelamento é algo que deve ser rápido, mas o descongelamento, por sua vez, deve ocorrer de maneira lenta, em ambiente por volta de 4°C.
Se for preciso descongelar a carne vermelha de forma mais ágil, o processo deve ser feito em água corrente, com a carne ainda embalada. Mais um fator que deve ser considerado é que não se deve jogar água quente sobre a carne para descongelá-la, pois, quando esse processo é feito de forma errada, ele pode retirar toda a suculência da carne e até mesmo estragá-la.
Coloque a carne para marinar
Uma boa técnica para evitar carne ressecada no espetinho é usar uma marinada, com líquidos como suco de laranja, vinho ou cerveja. Adotar essa estratégia amacia a carne, tornando-a mais suculenta e, ainda, realçando o sabor e fazendo com que a refeição fique mais saborosa — ou seja, só apresenta vantagens.
Após retirar a carne da marinada, também é importante deixá-la escorrer — você pode, até mesmo, tirar o excesso do tempero com um papel absorvente. Também é indicado salgar o espeto apenas no momento em que ele será cozido, pois o excesso de sal pode tirar a umidade do alimento.
Escolha os melhores tipos de corte
Também é importante considerar o tipo de corte para que a carne não perca a sua maciez. O ideal é sempre cortar as carnes no sentido contra as fibras.
Além disso, evite cortar a carne em cubos finos para a montagem dos espetos, já que isso faz com que ela resseque. O indicado é fazer cortes em cubos mais grossos, para manter a qualidade.
Defina o melhor local para assar a carne
O local onde o espetinho será assado também influencia diretamente em sua suculência. Uma excelente opção para manter a maciez e o sabor dos alimentos é usar a Wok Grill, uma panela wok produzida com tecnologia de metalocerâmica leve, feita em material resistente, com antiaderente que pode ir ao fogão tanto a gás quanto elétrico.
A Wok Grill consegue substituir diversos eletrodomésticos, entre eles a churrasqueira, a fritadeira sem óleo, os fornos elétrico e convencional e a torradeira. Por isso, é possível usá-la para grelhar, assar, fritar com ou sem óleo, aquecer, cozinhar, torrar e desidratar peças grandes e pequenas, sem perder a maciez da carne.
Adote os cuidados necessários durante o preparo
Existem, ainda, cuidados que devem ser adotados durante o preparo da carne, como evitar furá-la — inclusive, na hora de virar o alimento. Por isso, em vez de usar garfos, procure utilizar uma pinça ou pegador para a carne conservar os líquidos e, por consequência, a sua suculência.
Mais um ponto importante ao preparar carne vermelha sem perder o suco é selar a sua superfície e evitar virá-la de maneira constante. O ideal é deixar dourar entre 1 a 3 minutos de cada lado e, somente após esse período, mexer no espeto.
Também evite colocar carnes sobrepostas na panela, deixe apenas uma quantidade suficiente para cobrir o seu fundo. Carnes em excesso na panela liberam muito líquido e podem cozinhar a carne em vez de grelhá-la.
Atente-se ao momento de servir
Até mesmo a hora de servir é relevante para garantir um espetinho macio e suculento. Existem pessoas que têm pressa ou que ficam com medo de que a carne esfrie e, por isso, servem os espetos aos seus convidados assim que eles saem do fogo.
No entanto, deixar o espeto descansar por alguns minutos antes de servi-los evita a perda dos líquidos concentrados em sua estrutura e garante a suculência da carne. Esse truque, apesar de simples, costuma ser eficaz, já que quando o líquido está muito quente, ele sai com mais facilidade da carne.
Já ao deixar o espeto descansar por algum tempo, o líquido tem mais tempo para se acentuar nas fibras, podendo deixar até mesmo as carnes bem passadas mais úmidas.
Por fim, se você deseja consumir a carne um tempo depois que ela ficou pronta, uma boa dica é passar manteiga no espetinho antes de colocá-lo para assar. Assim, o espeto não resseca com facilidade e mantém a qualidade mesmo depois de um tempo fora da churrasqueira.
Agora que você já sabe como evitar carne ressecada no espetinho, coloque as nossas dicas em prática para preparar e assar os alimentos da maneira correta, mantendo a suculência e a maciez.
Entre em contato conosco agora mesmo para conhecer mais detalhes sobre a Wok Grill!