Veja 7 dicas de otimização para apartamento pequeno

A procura por apartamentos pequenos aumentou muito nos últimos anos. Isso porque o comportamento dos jovens dessa geração é bem diferente do que se via há 10 ou 20 anos. Atualmente, muitas pessoas não querem ter filhos, sequer pensam em casar, e passam mais tempo estudando e trabalhando do que dentro de casa.
Imóveis mais enxutos são a alternativa perfeita para quem se enquadra nas característica que acabamos de descrever. Morar em um apartamento pequeno tem várias vantagens, mas a maior dificuldade, obviamente, é lidar com a falta de espaço. Se você não se planejar corretamente, a sua casa pode ficar com aspecto poluído e bagunçado.
A seguir, mostraremos 7 dicas de otimização de espaço para apartamentos pequenos. Quer saber mais? Acompanhe a leitura!
1. Use as paredes a seu favor
As paredes não servem apenas para pendurar quadros e objetos decorativos. Quem mora em apartamentos pequenos deve enxergá-las como um grande espaço livre de armazenamento.
Ao invés de comprar estantes e armários, você pode colocar nichos e prateleiras organizadoras nas paredes para tirar alguns objetos do caminho — como livros e vasos de plantas. A sua televisão também pode ser acoplada à parede, para que não seja preciso comprar um rack.
Algumas pessoas também optam por pendurar objetos inusitados nas paredes, como suas bicicletas, panelas e outros utensílios de cozinha. Além de ter utilidade, esses itens ganham valor decorativo e dão ao ambiente um aspecto muito moderno e descontraído.
2. Compre móveis sob medida
A escolha dos móveis se torna ainda mais importante para quem mora em apartamento pequeno, pois eles são os grandes responsáveis por ocupar a maior parte do espaço livre dos ambientes.
Sabemos que os móveis sob medida pesam no orçamento, entretanto, é a melhor forma de otimizar espaço em imóveis pequenos. Isso porque os móveis serão feitos respeitando as medidas de cada ambiente e também pensando nas necessidades do dono da casa.
Por exemplo, alguém que mora sozinho não precisa de uma mesa com quatro lugares na cozinha ou um guarda-roupas de metros de comprimento.
Outra dica valiosa é pedir para que os móveis sejam menos robustos e mais alongados — se possível, que ocupem todo o espaço do chão até o teto. Lembre-se da dica do tópico anterior: use o espaço vertical a seu favor.
3. Opte por portas de correr
Se você já viu um arquiteto ou designer fazendo a planta de algum imóvel, deve ter percebido que é preciso deixar um espaço livre perto de todas as portas para que elas possam abrir e fechar completamente.
Troque as portas tradicionais que abrem e fecham pelos modelos de correr, assim você poupa o pouco espaço livre do seu apartamento e melhora a circulação entre os ambientes. As portas corrediças combinam perfeitamente com banheiros, lavabos, áreas externas e closets.
Uma vantagem das portas de correr é que elas são fabricadas em diferentes materiais, como vidro, madeira e aço. Além disso, quando estão completamente abertas, elas acabam por permitir a integração dos ambientes, o que aumenta a sensação de amplitude.
4. Invista em eletrodomésticos multiuso
Os eletrodomésticos ocupam bastante espaço, principalmente na cozinha. Portanto, investir em máquinas que realizam várias funções é a melhor maneira de economizar espaço, além de dinheiro.
Ter uma secadora de roupas é essencial para muitas pessoas que moram em apartamentos sem área externa ou que não têm espaço livre para montar um varal. Então, ao invés de comprar uma secadora e uma máquina de lavar, compre uma lava e seca.
O mesmo serve para a cozinha. Ao invés de ter um forno, uma air fryer e uma grelha, opte por uma Wok Grill. Além de servir como uma panela Wok, esse utensílio também agrupa várias funções de outros eletrodomésticos, como assar, cozinhar no vapor, torrar, fritar (com ou sem óleo), grelhar e desidratar.
5. Mantenha a casa sempre organizada
Manter a casa sempre limpa e organizada não é só uma questão de higiene, mas também de melhorar a funcionalidade e o espaço de circulação. Você já deve ter percebido que o seu quarto parece muito mais espaçoso quando tudo está em seu devido lugar.
Ter os objetos espalhados pela casa, além de ser esteticamente ruim, também atrapalha a circulação e dá a sensação de ambiente reduzido.
Por último, mas não menos importante, não podemos deixar de ressaltar que uma casa bagunçada reflete diretamente no nosso humor, podendo causar estresse e até mesmo tristeza.
6. Use tons claros nos ambiente
Esse é um truque de decoração muito conhecido: se você quer ampliar um ambiente pequeno, basta investir em tons claros, principalmente no branco. Portanto, opte por cores claras para as paredes, os pisos e os itens de decoração.
Isso não significa que você tem que abrir mão de cores e adotar a estética monocromática na decoração da sua casa, mas recomendamos que evite misturar tons e colocar cores em objetos grandes, como no sofá.
Outra vantagem das cores claras é que elas proporcionam uma maior iluminação dos ambientes. Apartamentos pequenos costumam ser mais escuros, justamente por terem menos espaço de circulação.
7. Faça a integração de ambientes
Uma tática muito usada por arquitetos para deixar imóveis pequenos mais fluídos e amplos é fazer a integração dos ambientes.
Essa também é uma grande tendência de decoração. Até mesmo quem tem casas grandes e com cômodos espaçosos está aderindo à integração de ambientes para deixar a decoração mais moderna.
Para integrar ambientes, você não precisa, necessariamente, demolir as paredes entre um cômodo e o outro. Ao abrir uma janela entre a sala e a cozinha, por exemplo, é possível usá-la como bancada para servir petiscos para quem está na sala.
Se você adotar todas as dicas deste texto, temos certeza de que o seu apartamento pequeno se tornará um lugar aconchegante. Existem várias outras formas de otimizar espaço, mas lembre-se sempre de que a regra principal é: menos é mais.
Se você gostou destas dicas e ficou interessado em adquirir uma Wok Grill para poupar o espaço da sua casa, entre em contato conosco agora mesmo!