Os benefícios nutricionais da batata-doce

0
188
Batata-doce

Você também é fã de batata-doce? Pois saiba que além de saborosa, ela é muito nutritiva. Quer saber mais sobre o assunto? Confira este nosso novo post.

A batata-doce

Existem diferentes espécies de batata, todas muito energéticas devido ao grande teor de fécula. Porém, a batata-doce é muito mais do que isso, além de energia ela fornece vitaminas e sais minerais.

Consumida nas Américas Central e do Sul há pelo menos dez mil anos, a batata-doce foi introduzida na Europa por Cristóvão Colombo, mas hoje, é produzida principalmente na Ásia. 

Ela é cultivada desde as regiões mais secas às regiões tropicais, subtropicais ou temperadas, bem como protege melhor o solo de erosões em relação às culturas de milho, feijão e soja.

No Brasil, existem quatro tipos de batata-doce:

  • Batata-branca (também denominada angola ou terra-nova): não é muito doce e apresenta polpa bem seca;
  • Batata-amarela: também apresenta polpa seca, embora mais adocicada;
  • Batata-roxa: apresenta casca e polpa dessa cor, sendo a mais apreciada pelo sabor e pelo aroma;
  • Batata-doce-avermelhada: tem casca parda e polpa amarela, com veios avermelhados ou mesmo roxos.
batata-doce variedades

Informações nutricionais

A batata doce contêm Ômega 3, ácidos graxos, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco e vitaminas A, B, C, K e E.

Ela é considerada uma excelente fonte de betacaroteno e antocianina. O betacaroteno é conhecido por reduzir o risco de várias doenças crônicas, incluindo câncer, doenças cardiovasculares, degeneração da retina relacionada à idade, e catarata. Já a antocianina é um pigmento natural que fornece benefícios anti-inflamatórios para a pele.

As vitaminas A, B e C têm propriedades antioxidantes que ajudam no combate contra os danos causados ​​por radicais livres.

A batata-doce é rica em carboidratos complexos de baixo índice glicêmico que, são digeridos e absorvidos lentamente, estimulando pouco a liberação de insulina. Como consequência disso, ela reduz o risco de diabetes e de obesidade, bem como controla o apetite.

A batata-doce possui ainda fibras insolúveis que retardam a absorção de açúcar e gordura, evitando assim o aumento de LDL-colesterol e de triglicerídeos.

Como consumir batata-doce

Ela pode ser consumida no café da manhã, almoço, jantar e sobremesa. Assada, frita ou cozida, sendo um excelente acompanhamento para carnes.

Mas atenção! Lembre-se que tudo, mesmo o que é saudável deve ser consumido com moderação.

No mais, aproveite para consumir batata-doce assada ou na forma de chips, prepara, é claro, na sua Work Grill.