Festas Juninas: tradição e delícias

0
164
Festas Juninas 02

Junho chegou e com ele as tradicionais Festas Juninas. Por todo o país multiplicam-se as festas repletas de delícias típicas que dizem muito sobre a cultura e história do Brasil.

Quer saber um pouco mais sobre as comidas típicas desta época do ano? Então acompanhe este texto que a Wok Grill fez especialmente para você.

Origem das Festas Juninas

No Brasil, desde o século XVII, no mês de junho, comemoram-se as chamadas “Festas Juninas”, em homenagem aos santos católicos São João, Santo Antônio e São Pedro.

Essas festas, têm origem nos rituais dos antigos povos germânicos e romanos, que aconteciam em junho e prestavam homenagem aos deuses para garantir boas colheitas e também fertilidade.

Nessas festas, era costume acender fogueiras e balões, ter muita música e dança. Durante a Idade Média, a Igreja Católica se apoderou dessas festividades, substituindo os deuses pagãos pelos santos.

Com a chegada do portugueses ao Brasil, as Festas Juninas chegaram para ficar e ganharam alguns toques locais e de cultura africana e indígena.

Festas Juninas

Algumas comidas típicas das Festas Juninas

Milho

Ele é o grande astro da festa! Serve de base para quase todos os alimentos consumidos nas Festas Juninas que podem variar de acordo com a região do país.

A pamonha, por exemplo, que você aprende a fazer AQUI, é mais comum nas festas dos estados de Goiás e Minas Gerais.

Já a polenta é tradicional entre os gaúchos. E no nordeste, é comum que se use o milho para fazer o cuscuz, que pode ser consumido com carne-seca ou ovo cozido.

Amendoim

Doce ou salgado, o amendoim torrado também é muito apreciado nas Festas Juninas. E ainda pode servir de ingrediente para algumas receitas que fazem a alegria de crianças e adultos, como por exemplo a paçoca doce, feita com farinha de mandioca e açúcar e também o pé de moleque, que nada mais é do que o amendoim mergulhado em melado de rapadura.

Quentão

O quentão é a bebida típica das Festas Juninas, principalmente nas regiões mais frias do sul e sudeste.

A bebida, preparada com gengibre, canela, pinga ou vinho, é servida bem quente e causa animação imediata em quem consome.

Outras delícias

Mas não pense que o cardápio de comidinhas deliciosas acaba aqui. Outros pratos típicos podem ser encontrados nas Festas Juninas. A lista é extensa, e vai variar de lugar para lugar, mas podemos destacar:

  • A batata-doce, assada na fogueira, é destaque em alguns lugares;
  • O cachorro-quente, pão cortado ao meio e recheado com molho de tomate e salsicha, também marca forte presença nas festas de junho;
  • Pinhão cozido, nas regiões serranas do sul e sudeste;
  • Arroz-doce, muito comum nas festas em Minas Gerais;
  • Bombocado de mandioca, uma delícia portuguesa adaptada ao gosto nacional que é muito comum em alguns lugares.

Gostou? Então não deixe de seguir nosso blog e conferir algumas receitas juninas que ficam ainda mais gostosas e saudáveis quando preparadas na sua Wok Grill.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here