As 5 combinações de alimentos mais saudáveis da culinária
Existem algumas combinações de alimentos que você precisa conhecer! Afinal, muitos alimentos são fontes de nutrientes, mas você pode aproveitá-los ainda mais fazendo as combinações certas. Certas vitaminas em diferentes alimentos podem trabalhar juntas no seu organismo e ajudá-lo a obter o máximo de nutrição em suas refeições.
Acompanhe este texto e veja as 5 combinações de alimentos mais saudáveis da culinária.
1. Arroz e feijão
O prato típico do brasileiro, de norte a sul, com pequenas variações, é além de saborosa, muito sábia e muito saudável.
O arroz fornece um aminoácido (a metionina) e o feijão, outro (a lisina). E esses dois juntos, formam uma proteína importante para a construçao dos nossos tecidos. E tem mais, esse prato tradicional promove uma grande satisfação e acabamos ingerindo menos caloria ao longo do dia.
2. Salmão, brocólis e cenoura
As vitaminas A (cenoura), D (salmão), E (brócolis) são lipossolúveis, ou seja precisam da gordura do salmão para serem melhor absorvidas.
Por isso, vale investir nesse trio de sucesso, repleto de cores, frescor, nutrientes, sais minerais, vitaminas e antioxidantes.
3. Tomate e azeite
Mais uma daquelas clássicas combinações de alimentos!
O tomate (cru ou cozido) é rico em um antioxidante chamado licopeno. Porém, ele precisa de uma ajudinha da gordura pra entrar em ação. É aí, que um simples e saboroso fio de azeite entra para resolver o problema.
Mas atenção, o azeite deve ser adicionado ao tomate ou molho depois de pronto. Evite aquecê-lo para que ele mantenha todas as suas qualidades nutricionais.
4. Carne e alecrim
Um tempero pode servir muito mais que simplesmente dar um sabor extra ou aroma especial. Alguns, como o alecrim, têm uma função muito importante.
A carne, quando cozida em altas temperaturas, produz substâncias tóxicas. Já o alecrim, faz o contrário. Quando ele é aquecido, produz duas substâncias benéficas: o ácido carnósico (um anti-inflamatório) e o ácido rosmarínico (antioxidante), duas substâncias que cortam o efeito das toxinas da carne.
5. Laranja e cenoura
A vitamina C combinada com o ácido fenólico da cenoura é uma excelente combinação para dimiuir os níveis de colesterol ruim.
No mais, as fibras da cenoura retardam a absorção de açúcares tanto dela quanto da laranja, o que acaba controlando o apetite e prolongando a saciedade.
Gostou das nossas dicas sobre combinações de alimentos? Mas se você quer ter ainda mais saúde e facilidades na cozinha, conheça a Wok Grill e tudo que ela pode fazer por você e pela sua família!
Ah, e não deixe de acompanhar nosso blog, sempre com dicas interessantes e receitas muito saborosas.